Na
tarde do último dia 23 de junho, diretores do SINTESPEM participaram de
reunião com o Secretário de Educação - Regilvan Oliveira e a equipe técnica da
secretaria de educação. A reunião pautou
a educação do município, o ano letivo de 2020, o estado de pandemia e a
prevenção contra o Coronavírus/Covid19.
Após
discussão e argumentações de muitos dos participantes, alguns entendimentos são
comuns e o principal é que “não há possibilidade de retorno às aulas
presenciais na rede municipal de ensino nesse momento”, visto que o número de
pessoas contaminadas e confirmadas na municipalidade continua preocupante. Entende-se
também que o município “precisa estudar uma forma de reduzir os prejuízos aos
alunos e à comunidade”.
O
Secretário de Educação afirmou que o município já fez uma capacitação com
grande parte dos professores da rede municipal de ensino a respeito de
ferramentas digitais que estão em uso por educadores e alunos em vários
municípios do Maranhão. Falou que a equipe da secretaria está trabalhado formas
de assistência educacional aos alunos da rede, segmentada para educação
infantil, ensino fundamental I e II e que encaminhará ao SINTESPEM.
Os diretores da entidade sindical colocaram as
dificuldades regionais e locais de se implementar formas diferentes de atividades
escolares de ensino nesse período de pandemia, dadas as dificuldades impostas
pela necessidade do distanciamento social. Todos tem ciência que já se perdeu
muito no ano letivo de 2020 e que dificilmente haverá aulas presenciais no ano
em curso.
Foi
exposta a necessidade de que havendo alguma retomada das aulas, a meta é
alcançar assistência e atendimento a todos os alunos da
rede, enfatizado que a discussão deve pautar uma assistência educacional
híbrida ou mesclada, visto que somente com atividades remotas tecnológicas o
município não atenderá a maioria dos alunos.
Os
desafios serão para todos, pais, responsáveis, alunos, professores, gestores,
especialistas em educação e profissionais de saúde pública. Atualmente, esses
seguimentos discutem um retorno às aulas, fala-se em flexibilizações e em
formas alternativas de assistência educacional aos estudantes no ano letivo de
2020. Entre as principais dificuldades nas atividades não presenciais, estão
falta de acesso à internet, dificuldade com conteúdo, falta de equipamentos
adequados, falta de capacitação e de condições dos pais em acompanharem os
filhos nas diferentes formas de aulas não presenciais.
Um
estudo do Datafolha, encomendado pela Fundação Lemann, Itaú Social e Futures,
com objetivo de fornecer às redes de ensino dados para uma estratégia de oferta
de atividades não presenciais aos estudantes durante esse período de pandemia.
De
acordo com os dados apresentados no dia 22 de junho - em menos de três meses de
pandemia no Brasil, 74% dos estudantes das redes municipais e estaduais estão
recebendo algum tipo de atividade para fazer em casa nesse período de pandemia.
Entre os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, esse número é de 70%, Anos
Finais 76% e, no Ensino Médio, corresponde a 86%. No geral, pouco mais de 24%
não tivera acesso a nenhum tipo de atividade, representando cerca de quase um
1/4 (quarto) dos estudantes.
No
último dia 02 de julho o Sec. de Educação de São Domingos informou que os
estudos de como iniciar atividades escolares no município durante a pandemia já
foram realizados e que deverão ter início entre os dias (09 a 13) de julho. A equipe já tem os cronogramas realizados e
agora partirão para planejamentos das atividades.
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