AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A UNDIME -MA

Na Manhã desta segunda-feira dia 10/07 ocorreu uma audiência pública em São Luís convocada pela UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), a pauta da audiência era a questão da carga horária dos professores. Entretanto foi discutido outros temas urgentes para a educação maranhense como a questão do financiamento da educação e os atuais cortes nos repasses dos recursos.
                Foi deliberado que todas as cidades do Maranhão irão realizar um protesto e paralisação nesta sexta-feira dia 14/07 contra o atual corte nos recursos do FUNDEB realizado pelo Governo Federal, solicitando a anistia dos valores negativos, será cobrado ainda o cumprimento do PNE dos recursos do Custo Aluno Qualidade - CAQ como parâmetro para o financiamento da educação de todas etapas e modalidades da educação básica.
                Esteve presente os representantes da Força Sindical, FETRACSE e SINTESPEM, SINSERPDOM. SINDSERT, SINDSEP dentre outros. Da região central do estado estavam presentes: Gilvan Freire, Fernando Bezerra, Valmir Carlos, Elieldo, Ana Rita, Relve Marcos, Gesildo, Vera Lúcia, Marta Lima, Aurileide, Leno,  Dr Danilo Cosse e muitos outras entidades sindicais,  que fizeram a defesa irrestrita do direito dos trabalhadores da educação maranhense e de um melhor financiamento da educação, bem como de uma gestão transparente e eficaz dos recursos destinados à área.

A discussão sobre carga horária dos professores ficou pequena perto dos pontos que unem municípios, secretários, prefeitos, servidores e sindicatos, ficando a discussão a ser retomada em outros momentos. Todos foram unanimes em afirmar que nesse momento os órgãos e entidades devem buscar as soluções para os macroproblemas da educação nos municípios.