DIA DO TRABALHADOR

"É inadmissível que tenhamos uma geração inteira que não compreende a importância da luta, que não se reconhece como proletariado, que não percebe que é explorado.
O seu diploma, a sua pós, não te faz membro da elite. Você não é diferente do gari, da empregada doméstica, do pedreiro. Você apenas vive numa grande ilusão social.
Elite não parcela a compra de um carro em 60 meses, a casa em 20 anos.
Elite não utiliza o FGTS para se sustentar em caso de desemprego, muito menos precisa de seguro desemprego. Elite não conta moeda no final do mês e não briga em aniversario de mercado pelo litro de óleo.
Não importa se você tem um cargo de chefia com carteira assinada numa grande empresa ou é um microempresário que precisa volta e meia de empréstimos para manter sua empresa. A diferença entre você e a auxiliar de serviços gerais, que você despreza porque limpa o banheiro da sua empresa, é que ela tem consciência da exploração em que vive.
A luta, a greve, não é algo de esquerdopata, de petralha. A luta é um direito legítimo do trabalhador para manter a sua dignidade num sistema opressor como o sistema neoliberal.
Mas você só luta quando entende seu verdadeiro lugar na pirâmide e não tenha dúvida, você está bem na base da pirâmide.
Entenda que se você está criticando aqueles que estão lutando pela manutenção de um direito seu, só demonstra o quanto está alienado.

Afinal de contas o capitão do mato também era explorado e escravo."
Por Ana Bia Gomes.