SINDICALISTA É AMEAÇADO DE MORTE EM GONÇALVES DIAS NO MARANHÃO PELO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO.

FOTO: Comitiva de Sindicalistas recebida pelo Prefeito, Vadilson Fernandes Silva, o terceiro sentado da esquerda para a direita ao lado de Relvis Sobrinho, o segundo da esquerda pra a direita em pé.

O Município de Gonçalves Dias no Maranhão, localizado na região central do Estado, a cerca de  365km de São Luís,   foi sacudido recentemente,  por  mais um acontecimento desagradável, quando no dia 21 de Abril de deste, o jovem sindicalista, Relve Marcos Moraes Sobrinho, que é presidente do Sindicato dos Professores e Servidores Públicos daquele  município –SINTESPEM, fora ameaçado de morte na sede do próprio Sindicato, pelo elemento conhecido como, Ronaldo Alves da Costa, que segundo consta, é atualmente secretário de educação do município.
O fato só veio a público agora no início de maio e de acordo com o que apurou a reportagem, Relves Sobrinho, como dirigente sindical e representante legal dos professores da rede municipal de ensino em Gonçalves Dias, vinha  fazendo duras e severas críticas à gestão do atual secretário da pasta da educação daquela municipalidade, Ronaldo Alves da Costa, que segundo fomos informados, este, como gestor, não gosta de ser criticado.  O fato o  teria deixado  bastante  irritado com o sindicalista e para ir  a forra, o mesmo resolveu ir  pessoalmente  a sede do  Sindicato, intimidar Relve Sobrinho e  ameaça-lo  de morte, segundo algumas testemunhas.
Entre outros impropérios proferidos contra o sindicalista por Ronaldo Alves, este  teria dito a Relve que, gente muito mais importante que ele  já teria morrido em Gonçalves Dias, quanto mais um cachorro como ele! Portanto tire o meu nome de sua boca, me esqueça, teria concluído Alves, a ameaça.  Amedrontado, Relves Sobrinho procurou de imediato, registrar uma ocorrência policial e para isso dirigiu-se imediatamente a delegacia regional da cidade Presidente Dutra, distante a 64km  de Gonçalves Dias para registrar o fato, já que não existe delegado de polícia no município.
Uma ameaça dessa forma não atinge só um bravo companheiro de luta, mas todo o movimento sindical maranhense e brasileiro, disse Ivaldo Lopes Passos, presidente do Sintespem com sede em Presidente Dutra/Ma, que esteve em Gonçalves Dias, para dar apoio ao seu companheiro Relve Sobrinho.  Ivaldo estava  acompanhado de uma comitiva composta por mais  de vinte dirigentes sindicais da região e de outras partes do Estado, incluindo o presidente da Força Sindical no Maranhão Frazão Oliveira e Givan Bezerra, presidente da FETRACSE/MA. A comitiva de sindicalistas também fora recebida pelo prefeito, Vadilson Fernandes, (terceiro na foto, da esquerda para direita, sentado e Relves Sobrinho, o segundo da foto em pé á esquerda) em sua residência, a quem foram denunciar o fato e solicitar deste, providencias, contra o auxiliar truculento.

MUNICIPIO COM LONGO HISTÓTICO DE VIOLÊNCIA:
Segundo depoimentos de moradores e dados da secretaria de segurança pública do Maranhão, Gonçalves Dias é um destacado município do Estado, quando o assunto é violência exacerbada,  amparada pelo manto da impunidade. Consta que nos últimos meses, duas residências  foram crivadas de balas, recebendo mais de 20 tiros cada, inclusive a casa de um ex-prefeito e tudo  ficou por isso mesmo.
 Os  disparados foram efetuados supostamente por pistoleiros locais, disse um morador da cidade, que não quis se identificar. O município vem também registrando nos últimos meses, uma série de assassinatos orquestrados, sem que a polícia  tenha se  debruçado  para investigar as causas e punir os assassinos, disse Relves Sobrinho que, hoje, também é ameaçado de morte pelo secretário municipal de educação, Ronaldo Costa. FORÇA SINDICAL.