PRESIDENTE DUTRA-MA: SINTESPEM e GOVERNO fecham ACORDO

PRESIDENTE DUTRA-MA: SINTESPEM e GOVERNO fecham acordo e NOVO PCCS do Magistério será aprovado nesta segunda (16/09) na Câmara.

Na tarde desta terça (10/09) na Câmara Municipal de Presidente Dutra reuniram –se o prefeito Juran Carvalho, assessores, vereadores e sindicato, para a discussão de pontos divergentes do PCCS do magistério.

Dos itens do PCCS não aprovados pela categoria, na reunião após várias discussões, chegou-se ao consenso de mudanças. O debate maior foi na questão da progressão da tabela vertical, ou seja, na elevação dos níveis de escolaridade. Hoje, o professor com pós-graduação já recebe 20% de elevação salarial, porém, o prefeito tinha reduzido para 15%. Também, no acordo fechado em reunião anterior a progressão horizontal por classes seria implantada já no mês de outubro deste.

Nesta parte, o governo estava irredutível, o mesmo acenava que com a implantação de 5% a mais e com a execução da progressão horizontal para outubro o percentual com remuneração professores passava dos 80% com a folha de pagamento do FUNDEB.

Nesta linha, o sindicato propôs ao governo a permanência dos 20%. Quanto à implantação da progressão horizontal ficaria para o mês de dezembro deste, uma vez que os recursos do FUNDEB neste mês dobram. Após várias discussões o governo aceitou.

À noite em assembleia da categoria ficou aprovada as decisões ora firmadas entre o sindicato, vereadores e sindicato.

Vale Lembrar que na terça (10/09) os professores insatisfeitos pela demora da aprovação do PCCS, decidiram paralisar suas atividades neste dia, como forma de protesto. Segundo o sindicato, 90% dos professores pararam.

Hoje pela manhã, Gilvan Freire e João Benevides estiveram na Câmara e conversaram com a vereadora Silvia presidente, sobre o PCCS do Magistério, na qual, a mesma já estava com o projeto enviado pelo governo. Ao ler a matéria observamos que tinha um item que na assembléia geral da categoria tinha extinguido e nos acordos fechado com o governo. Mas logo após a observância deste item, a vereadora e o sindicato entraram em contato com o governo e segundo o mesmo será retirado. Tudo isso, foi bom se observar, para que não haja emendas no projeto. Declarou. Gilvan Freire.

O presidente Ivaldo Lopes convida os professores para estarem nesta segunda – feira (16/09) na câmara municipal para assistir a aprovação do novo PCCS do magistério.

A reunião do dia (10/09) na Câmara foram conduzidas pelo presidente Ivaldo Lopes Passos, diretores João Benevides, Aldeglan de Sousa e Gilvan Freire da FETRACSE-MA.