Estados e municípios precisam regularizar conselhos do FUNDEB

Quase três mil conselhos de acompanhamento e controle social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica  e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) estão em situação de alguma forma irregular no país. Estados e municípios que possuem qualquer pendência com relação aos conselhos precisam regularizar a situação no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para que não sejam prejudicados.
A Lei nº 11.494/2007, que regulamenta o Fundeb, determina a instituição dos conselhos, que são responsáveis por acompanhar a distribuição e a aplicação dos recursos do fundo. Também cabe a eles monitorar a execução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e emitir parecer sobre as prestações de contas de estados e municípios que recebem recursos do programa. Caso os conselhos não estejam regularmente estabelecidos, os entes podem ficar sem os repasses financeiros do PNATE.
Veja a lista dos municípios e estados que apresentam problemas (relação do dia 28 de março de 2013).
Municípios, estados e o Distrito Federal têm até 30 de abril para enviar as prestações de contas de 2011 e 2012.

ENTES FEDERADOS COM SITUAÇÃO IRREGULAR NO CADASTRO DO SISTEMA CACS-FUNDEB Posição de: 28/03/2013
ESFERA_ADM  UF           MUNICIPIO                                                   SITUACÃO
MUNICIPAL       MA          GRACA ARANHA                                          IRREGULAR
MUNICIPAL       MA           PRESIDENTE DUTRA MANDATO               VENCIDO