Prefeito de cidade maranhense pode ter desviado R$ 2 milhões em verbas públicas

Publicado em 8 de novembro de 2010 por John Cutrim

O Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Contas da União devem ficar atentos à prestação de contas da prefeitura de São Domingos do Maranhão, um pequeno município na região central do Estado, com aproximadamente 52 mil habitantes. Denúncias enviadas à Polícia Federal indicam sérios desvios de recursos públicos com a apresentação de notas frias. Ainda não há informações sobre o montante desviado, mas pode chegar a quase R$ 2 milhões. Cópias de cheques e notas fiscais também foram encaminhadas ao Ministério Público Federal.

Em correspondência encaminhada aos dois órgãos federais, os denunciantes afirmam que “há veementes indícios de malversação de verbas públicas, mormente aquelas resultante de repasses federais como Fundo de Participação dos Municípios, Fundo Nacional de Desporto e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica”. Entre os denunciantes está o presidente da Câmara de Vereadores, Walmer Avelar Rodrigues Cardoso.

Cheques teriam sido sacados em nome do prefeito Kleber Alves de Andrade (na foto de faixa). Um deles no valor de R$ 270,9 mil é referente à verba do Fundeb, mas não há justificativa entre o saque e os valores empenhados pela prefeitura. É o mesmo caso de um cheque no valor de R$ 321,9 mil sem que se “tenha destinação para o pagamento de algum fornecedor”. Há outros cheques de grandes valores emitidos sem explicação, como um de R$ 245,5 mil, R$ 322,2 mil, R$ 270,9 mil, R$ 217,1 mil, R$ 221,6 mil e de R$ 403,9 mil, todos do Banco do Brasil.

Algumas das notas frias teriam sido emitidas pela “Papelaria JPN”, com sede no próprio município. Em uma nota que relaciona 14 mercadorias variadas, como escovão de piaçava, fósforo e álcool, a empresa, localizada na Rua Major Delfino Calvo, teria vendido R$ 17 mil. Na mesma data, no dia 12 de dezembro do ano passado, a mesma papelaria emitiu outra nota fiscal no valor de R$ 61,5 mil. Mais uma vez produtos variados foram relacionados, como bacia plástica, torneira para filtro e água sanitária. (Com informações do Ucho Info)