SINTESPEM MANTÉM PARALISAÇÃO E FAZ ATO PÚBLICO COM PANFLETAGEM NESTA SEGUNDA DIA 06 DE SETEMBRO.

Os servidores municipais de Presidente Dutra em GREVE há 30 dias deram continuidade a paralisação em assembléia realizada nesta tarde 02 de setembro, a favor dos salários em dias e a reposição salarial de 9% (nove por cento) para todos.

Nesta segunda, faremos ato com as presenças agora da sociedade e alunos que também querem se manifestar suas indignações. Iniciaremos com panfletagem na Praça São Sebastião e percorreremos a feira local com o objetivo de mostrar à sociedade a realidade do desprezo da gestão municipal. “É uma forma de conscientizarmos a todos o quanto a educação reflete na qualidade de vida”, ressaltou Gilvan Freire - vice-presidente do SINTESPEM e Presidente da FETRACSE-MA. (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal da Região Centro Sul do MA).

Para ele, o governo está desrespeitando os educadores e a sociedade. “Desde o início das negociações sem êxitos, que este governo não cumpre acordo nem perante a justiça. Os secretários de administração, finanças, contador, tesoureiro e educação da prefeita Irene Soares, sem nenhuma compostura protela acordo perante a justiça e insinuam que o motivo da greve é política. Mas a sociedade de Presidente Dutra reconhece quem está falando a verdade. Veja a situação de umas das escolas do interior de Presidente Dutra.

O SINTESPEM realizou uma grande audiência pública dia 25 de agosto com a presença do ministério público estadual, alunos, pais de alunos e servidores em greve. No entanto, foi demonstrada a realidade da educação e saúde do município. Os trabalhadores querem trabalhar mais da forma de administrar da prefeita municipal fica difícil, onde há atraso de pagamentos constantes, escolas de barro, alimentação escolar de má qualidade sem um armazenamento condizente, laboratório de informática sem uso. E os recursos vêm todos os meses e não falha. Onde está o dinheiro?

Foi por este motivo e outros mais que os servidores mantém este movimento, pelo menos para assegurar os seus salários em greve, que segundo o contador do município senhor Elias em reunião na casa da justiça indagou que os pagamentos do mês de agosto e com acréscimos de 9% o município jamais pagará por falta de recursos.

Mais uma vez os trabalhadores se perguntam cadê o dinheiro. Só nestes oitos meses de 2010 o município já recebeu do FUNDEB quatro milhões quinhentos e oitenta e sete mil, oitocentos e quarenta e cinco reais e trinta centavos, dinheiro este suficiente para honrar acordo, que até o momento prefeita se nega a cumprir.

Mas infelizmente o trabalhador vem sofrendo com os constantes atrasos de salários tendo assim, um efeito “cascata” usando recursos do mês seguintes para pagar salários do mês anterior. O sindicato já está tomando as iniciativas cabíveis de assegurar o direito que todo trabalhador tem, de receber seus salários dentro do mês.

Postado por FETRACSE-MA - FEDERAÇÃO REGIONAL- Presidente - GILVAN FREIRE BESERRA JÚNIOR