Flávio Dino faz compromisso com educadores

Publicado em 10 de agosto de 2010 por SINPROESEMMA
A direção do SINPROESEMMA recebeu na manha desta segunda-feira, (09), a visita do candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), de sua candidata a vice-governadora Miosótis Lúcio , além de assessores diretos.

Na ocasião, o presidente da entidade Júlio Pinheiro e demais diretores, apresentaram, depois de longo debate com o deputado federal -, pauta reivindicatória dos trabalhadores em educação e a proposta do Estatuto do Educador para que sejam incluídas na plataforma de governo, caso Dino, venha a ser eleito.

Depois de ler e debater o conteúdo da reunião, o candidato recebeu o documento se comprometendo com as exigências ora encaminhadas pelo SINPROESEMMA. Durante o debate, três pontos reivindicatórios destacaram-se pelos presentes:
1. Aprovação imediata do Estatuto do Educador.

2. Concurso Público para todos os trabalhadores da Educação e nomeação dos excedentes do último concurso;

3. Concessão das Promoções, Progressões e Titulações;

4. Regularização de concessão da Licença Prêmio;

5. Formação Inicial e Continuada aos Educadores;

6. Ampliação do Programa Pró-Funcionário;

7. Regionalização da Assistência à Saúde;

8. Eleição Direta para Diretor de Escola;

9. Cumprimento da legislação vigente quanto ao limite de alunos em sala de aula;

10. Equiparação salarial aos Contratados;

11. Reajuste do Vale Transporte;

12. Fim da Terceirização e Precarização das Relações de Trabalho;

13. Celeridade no processo de aposentadoria;

14. Melhoria das condições de trabalho;

15. Cumprimento do Piso Salarial Nacional;

16. Elaboração do Plano Estadual de Educação;

17· Que a secretaria de educação tenha autonomia financeira para administrar as políticas relativas à educação;

Ainda na reunião, foram esclarecidas as condições com que se encontram os trabalhadores em educação no Maranhão, bem como o processo de construção e aprovação do Estatuto do Educador que norteará as suas condições de trabalho.

Melhoria no processo

Presente na discussão, o secretário de comunicação do SINPROESEMMA, licenciado e candidato a deputado estadual pelo PC do B, Júlio Guterres. Em sua apresentação, Guterres falou da importância do contato do candidato Flávio Dino com os trabalhadores em educação, e disse contar com este aliado para que sejam encaminhadas pautas de reivindicação que por muito tempo vem sendo discutidas por governos anteriores sem sucesso e, que tem motivado os trabalhadores à movimentos paredistas.

“É importante que o governante estabeleça diálogo os trabalhadores da educação. Este canal se faz agora, quando temos a chance de conversarmos e apresentarmos nossas dúvidas, nossos anseios e reivindicações”, ressaltou ele.

O presidente Júlio Pinheiro destacou os pontos concernentes ao Estatuto. Destacou a automaticidade da implantação da lei e os pontos considerados divergentes entre a categoria e governo como progressão, progressão e a inclusão do funcionário de escola, no documento. “Precisamos de apoio para dar continuidade à política de implantação do novo Estatuto. É com ele que iremos garantir a melhoria qualidade de vida de todos os trabalhadores em educação”, disse Pinheiro, revelando que no estado atualmente, são cerca de 50 mil educadores em atividades esperam há tempos por melhores condições.

Dino fechou a reunião se comprometendo com a categoria. Ele disse não ser possível falar em educação pública sem a valorização dos servidores públicos. “O tempo que estivemos em Brasília demonstra a nossa responsabilidade com a categoria. Vamos cumprir o Estatuto, chamar os excedentes e implantar uma nova lei. Vamos nos comprometer em enviar este documento á Assembléia Legislativa.

Dino também disse que sua visita ao Sindicato é de fundamental importância, haja vista ser esta entidade de classe conhecedora de toda a situação educacional do Maranhão. “O SINPROESEMMA representa o sentimento de mudança. E este é o meu compromisso, abrir o dialogo com dezenas de entidades representativas da sociedade. Todos devem participar dessa mudança”, finalizou.