APÓS ATO PÚBLICO GOVERNO DE TUNTUM/MA SENTA EM MESA DE NEGOCIAÇÃO

A comissão de negociação do SINDSERT (Sindicato dos Trabalhadores No Serviço Público Municipal de Tuntum-MA), Antonia; presidente, Leno – tesoureiro, representante dos servidores municipais, Gilvan Freire, presidente da FETRACSE-MA. Do outro lado, secretários municipais de educação, administração, finanças e advogado da Prefeitura Municipal. A reunião aconteceu nesta sexta – feira dia 02/07 na sede da Prefeitura Municipal, foram mais de quatro horas de discussão das pautas dos trabalhadores, onde algumas houve consenso entre as partes, ou seja, ficou firmado que os pagamentos dos servidores que recebem pelo FUNDEB receberão seus vencimentos até o 6º dia útil de cada mês, hoje os trabalhadores recebem até o 14º dia útil do mês. Outro ponto ficou acertado quanto ao débito de férias e 13º atrasados de alguns servidores. A gestão municipal solicitou que o sindicato elaborasse planilhas dos débitos e encaminhasse ao setor de finanças. Outros pontos ficarão acordados como a regularização do PASEP de alguns servidores, distribuição da merenda escolar com produtos de qualidade; pagamento do adicional para os vigias; e estudo do plano de cargo, carreira e vencimento dos profissionais que não são do magistério. O item mais polêmico é o reajuste da tabela salarial dos professores pelo plano de cargos e carreira. O presidente da FETRACSE-MA Gilvan Freire expôs a proposta da nova tabela salarial, visto que o atual está muito abaixo da realidade dos recursos de 2010 do FUNDEB que segundo FNDE /MEC o valor R$ irá chegar em torno de 15.552.043,64. Estes profissionais recebem hoje um salário base de acordo com os seguintes níveis magistério R$ 515,00; graduados 556,11. A nova tabela apresentada fica da seguinte forma: magistério R$ 800,00; graduados 1.200,00 e pós- graduados R$ 1.440,00. A gestão recebeu a proposta e firmou que dia 16/07 de 2010 apresentará uma contraproposta ao sindicato. Em assembléia da categoria realizada após reunião de negociação o presidente da federação Gilvan Freire, esteve presente a convite do sindicato. No qual o mesmo solicitou da categoria que se fizessem presente na prefeitura municipal no dia da apresentação da contraproposta do governo, para tão logo ser discutida. Caso não esteja dentro dos patrões necessários dos recursos, as categorias tomarão decisões de paralisações após as férias.