Fim da Greve dos Servidores Municipais de Presidente Dutra:

Após 25 dias em greve dos servidores municipais de Presidente Dutra-MA, foi cessada em assembléia nesta segunda dia 07/06/10 às 17h00 no Auditório do SINTESPEM.

Na manhã desta segunda na Câmara Municipal, vários servidores aguardavam ansiosos sobre a manifestação da comissão de negociação entre sindicato, gestão municipal e vereadores, em expor o que já se articulava quanto a uma nova contraproposta do governo para os servidores.

O presidente do SINTESPEM Ivaldo Lopes Passos, fez suas colocações a respeito da greve que se entende há quase um mês. Frisou do esforço da comissão de negociação dos vereadores Jarbras, Silvia e Paizinho, que apresentaram interesse de se resolver o impasse.

A comissão de vereadores anunciou que o governo iria apresentar uma proposta melhor do que a anterior. No entanto, após o encerramento da seção da câmera, as comissões se reuniram na sala dos vereadores, juntamente com o procurador do município Dr. Marcelo e do secretário de administração Dr. Gustavo Mamede.
Dali saiu uma nova contraproposta: explicando: dos 8% anunciado pelo governo na semana anterior, passou-se para 9% para todos os servidores ratificando o pagamento para a competência de julho/10.

O Estatuto dos Servidores Municipais ficou acertado que a prefeita encaminhará dia 14/06 à Câmara Municipal para análise da comissão da casa, sendo aprovado na seção do dia 21/06/10, garantido vários direitos dos servidores público municipais.

Quanto à implantação dos títulos de graduação e pós – graduação dos professores. A comissão de negociação junto com o governo irá realizar um estudo de enxugamento da folha, no sentido de que, tais irregularidades sejam sanadas como, por exemplo: professores que não estão em sala e os servidores que tem acúmulos de cargos. Com isso, ficou o sindicato responsável em passar as propostas em assembléia para aprovação ou não das categorias.

Na assembléia, o presidente Ivaldo Lopes Passos, explanou os itens que ficaram amarrados em reunião da comissão na câmera municipal. No entanto, fez questão de frisar item por item para um bom entendimento dos servidores. Fez observação que o reajuste anual nacional do FUNDEB para 2010 foi de 15,97% e o aumento real do Fundeb para 2010 de Presidente Dutra foi de 7,26% em virtude da queda de alunos em torno de 530, adquirimos 9%, um valor acima do reajuste. Com isso, resultou na aprovação pelo o fim da greve. O presidente anunciou que a partir de terça-feira 08/06, os servidores voltarão a trabalhar em sua normalidade