GOVERNO RESOLVE NEGOCIAR A PAUTA DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE SÃO DOMINGOS DO MA. COM ISSO, GREVE FOI SUSPENSA.

Após deflagração da greve pelos professores municipais de São Domingos do Maranhão em (20/04/10), governo e sindicato sentam em mesa de negociação em 29/04/10. No entanto, já estava previsto ato público para esta data, no intuito de informar à sociedade o motivo da greve.
Os sindicalistas apresentaram aos representantes do governo, a pauta dos profissionais do magistério. Tendo o teor, o reajuste da tabela do PCCS e o cumprimento dos demais itens do plano de cargo, carreira e salários do magistério, ora aprovado em 2009, através de muita luta, acompanhado de greve e atos públicos.
Entretanto, a greve foi suspensa até que se resolva o impasse. Finalizou Gilvan Freire Beserra Júnior, presidente da FETRACSE-MA.

Segundo a direção da Força Sindical do Maranhão, Márfio Lima – presidente e Frazão – secretário geral, que vieram exclusivamente de São Luis – Ma a São Domingos do Ma, a convite da Federação, para participarem do ato público, já agendado, mas, se originou em reunião.
No entanto, frisaram bons êxitos nas negociações, que serão de grande valia na garantia dos direitos básicos dos professores.

O presidente do sindicato regional (SINTESPEM) Ivaldo Lopes Passos, esclareceu que o governo em seu início de mandato, em reunião, deixou bem claro que resolveria todas às pendências apontadas pelo sindicato, em prol dos professores. Mas, na prática não aconteceu, as reuniões ocorridas não surgiram efeitos produtivos para a categoria e com isso, se fechou em negociar. Agora estamos esperançosos, na perspectivas de avançar nas reivindicações dos professores, sendo este, o caminho viável para as partes, sentar-se à mesa de negociação.
Como ficaram as negociações, quanto à suspensão da greve?
O governo a partir da competência mês abril/10, irá implantar os seguintes adicionais:
• Adicionais de Deslocamento para quem trabalha fora de seu domicilio.
• Adicional de 5% de incentivos para cursos de reciclagens com 360h.
• Ficou firmada na reunião entre representante do sindicado e governo que a gestão municipal irá apresentar o impacto da folha de pagamento quanto à implantação do nível III - dos pós-graduados.
• A Comissão se reunirá no dia 07 de maio, pela manhã na sede da prefeitura, onde estudaremos os pontos divergidos pelo governo, o reajuste salarial, com a inclusão dos novos concursados.
PRAZO CURTO:
Para que as discussões não se prolonguem, a categoria quer rapidez. Outrossim, o sindicato entende que os debates sem fim, irão prejudicar os anseios já tardios dos professores, conforme demonstra na foto à esquerda, a fisionomia dos professores de inquietação, na perspectiva de soluções. ”Acreditamos que iremos avançar nas negociações”. Informou Gilvan Freire...